Olimpíadas Book Tag

Oi, gente!

Pensando no clima que toma conta do nosso país, em que neste mês sediamos o evento esportivo mais importante do mundo, vou fazer aqui no LA esta tag que achei supercriativa e vi no blog Meu Amor pelos Livros ( https://www.youtube.com/watch?v=i257ygpG4gA). 

Cerimônia de abertura: o primeiro livro que você leu

NA_TERRA_DAS_ONCAS_1337745178B

Acho que o livro que me abriu o mundo da leitura foi Na terra das onças, de Lúcia Pimentel Góes. Eu tinha 9 anos e o achei em meio às coisas da minha mãe, que ensinava crianças naquela época; lembro, inclusive, que eu escrevi minha primeira história baseando-me nesse livrinho!

País sede ( Brasil): seu livro de literatura nacional favorito

 

Ah, gente,  a literatura brasileira é até meu instrumento de trabalho, né ( para que não sabe, sou professora de gramática, literatura e redação). Não tenho um só preferido, mas vou citar um aqui que eu li umas três vezes e adoro: Ana Terra, que faz parte da saga O Tempo e o vento, de Erico Veríssimo.

Seleção Masculina: seu personagem masculino favorito

Vou ser bem clichezona, mas eu adoro o Mr. Darcy, de Orgulho e Preconceito. Acho que ele não é um cara de personalidade previsível, ele possui camadas interessantes que valeram a pena de serem descobertas.

Seleção Feminina: sua personagem feminina favorita

Hermione Granger! Há outras de quem eu gosto demais, como a Luna Lovegood ( também de Harry Potter), a própria Ana Terra que citei, mas a Mione ganha porque eu me identifiquei com ela logo de cara, com sua dedicação e nerdice escolar ( eu era a Hermione da minha turma), sua lealdade aos amigos, algumas atitudes racionais e protetoras que ela tem eu também teria… por isso, ela é muito significativa para mim.

Delegação Estrangeira: seu livro favorito de literatura internacional

Inverno do Mundo

Bom, vou citar um só livro dentre tantos que eu adoro ( aliás, eu não separo livro entre estas categorias de nacional e internacional, se eu curti não importa se ele tem um conteúdo que se passe no sertão nordestino, nas estepes russas ou em Nova York). Gosto muito de Inverno no Mundo, do Ken Follett. A trama ocorre em meio à Segunda Guerra Mundial, com foco variando entre a Europa  e o EUA.

Maratona: um livro por causa de um desafio literário

Capa O Iluminado_SUMA_Nova.indd

Bom, eu procuro NÃO participar de maratonas ou coisas assim porque eu conheço meu ritmo, mas todo mês de outubro leio histórias com temática dark porque é o mês do terror, então, vou citar um livro que me hipnotizou ano passado: O Iluminado, de Stephen King.

Medalha de ouro: um livro que foi excepcional:

O Vermelho e o Negro, de Stendhal. Sério, que livro fabuloso! Um clássico perfeito, que fala sobre imprudência, arrogância, vontade de poder e ainda consegue ser deliciosamente divertido. Adorei!

Medalha de prata: um livro que foi quase excepcional:

 

 

 

Como eu era antes de você, da Jojo Moyes. A história é inesquecível, os personagens são ótimos, mas têm alguns momentos da narrativa em que eu acho que ela poderia ser mais objetiva.

Medalha de bronze: um livro que merece ser lembrado

 

O cão dos Baskerville, de Arthur Conan Doyle. Li este livro com uma aluna para quem dava aula particular e lembro que, apesar de ser uma história bem clássica de Sherlock Holmes, nós ainda levamos alguns sustos.

Tocha olímpica: um livro que fez seus olhos ficarem ardendo

Ah, quase todos os livros aos quais eu me apego me dão essa voracidade de ler até sentir a vista doer. Porém, acho que nenhum bateu o recorde de Harry Potter e a Câmara Secreta: nas duas vezes que o li, levei apenas um sábado e um domingo!

Cerimônia de encerramento: um livro que você está lendo no momento

Atualmente, Reparação, de Ian McEwan, que, aliás, há muito tempo eu queria ler e agora estou realizando este desejo!

 

 

 

2 comentários sobre “Olimpíadas Book Tag

Deixe um comentário

