Por que eu escuto…U2!

u2 porque eu escutoHoje é uma data especial para quem é fã do U2, afinal de contas, é o aniversário do Bono! Paul David Hewson ( sim, se você não é fã, não estranhe, esse é o verdadeiro nome dele) nasceu em Dublin, Irlanda, em 10 de maio de 1960 e, com cerca de 15 anos de idade, conheceu na escola os outros 3 caras com quem formaria uma das maiores bandas de rock da história, o U2.

Particularmente, Bono é um dos meus ídolos. Não preciso nem falar da qualidade vocal bono rebolandodele e de sua performance como artista; ele está entre os melhores, e ponto. Além de excelente cantor e frontman, ele é um letrista genial, culto, conhecedor da Bíblia, pessoa preocupada com os outros, ativista em prol de diversas causas humanitárias… sei que é justamente esse lado benfeitor dele que faz com que haja tantas pessoas que não o suportam. A verdade é que é impossível você se manter sem um posicionamento se o assunto é o líder do U2.

Aproveitando o ensejo da data, decidi retomar essa pequena série que tinha começado aqui no blog: Por que eu escuto… eu amo tanto U2 que quem me conhece sabe há séculos: é a banda da minha vida.

Eu gosto de muitas bandas, mas esta é especial. Sabe, vai além do gosto musical em si. U2 bono macphistome acompanha desde o fim da minha adolescência, início da vida adulta. Lembra-me momentos marcantes da minha vida, outros extremamente pessoais. Há algo na sonoridade moldada por Larry, Adam e Edge, arrematada pela voz do Bono, que me tira deste plano e me coloca em outro.

Lembro que sempre que estou triste ou doente, sentindo-me fragilizada, gosto de ouvir One. Quando estou me sentindo meio perdida, preciso ouvir I still haven’t found what I’m loking for. E Stay ( Far away…so close) mexe com minha alma. Starring at the sun já me tirou de uma tristeza grande, e sempre que escuto Stuck in a moment you can’t get out of, eu respiro fundo e digo pra mim mesma: você consegue. Não consigo ficar parada se escutar Mysterious Ways e sou dessas que canta gritando With or without you. A maioria das músicas da banda tem significado interno e pessoal para mim, como In God’s Country, porque me lembra meu tio preferido, e outras são porque eu simplesmente adoro mesmo, como The Fly ou Elevation. Há músicas que especificamente me deixam mais pensativa, como Momento of surrender ou The Troubles, e aquelas que acendem doçura dentro de mim, como Grace e In a little while.

bono one

Enfim. Difícil definir, difícil descrever a razão de eu gostar tanto desta banda. É por um conjunto de fatores que vão além do musical; é pela sinceridade das canções, pelo universalismo, pela perspicácia das letras… é pela amizade genuína dos integrantes, por ter sido e ainda ser quase todos os dias a trilha perfeita para praticamente todo momento da minha vida ( tipo, quando do nada na minha playlist, com os fones cravados no ouvido, eu escuto Beaultiful day e eu sei que as coisas só precisam ser olhadas por outro ângulo para melhorar). Sei que o Bono e os outros não lerão isso rrsrsr, mas eu queria agradecer de verdade ao U2 por me acompanhar. Algumas das minhas apresentações feitas pelo U2 favoritas:

2 comentários sobre “Por que eu escuto…U2!

  1. Muito legal, Karla! Sua paixão pelo U2 sempre transparece! 🙂
    Também gosto muito da banda – nem de perto sou tão fã quanto vc -, e adorei saber mais sobre ela (tipo o fato de eles se conhecerem desde os 15 anos!).
    Uma das que mais adoro deles é New Years Day. Me dá um frio na barriga!
    E agora estou com vontade de ouvir I still haven´t found what I´m looking for! Hahahaha!
    Beijooooooo!
    Nati

    Curtir

Deixe um comentário

