16 livros para ler em 2016!

16 livros para ler em 2016!

 

collagem para resenha 16

Vi esta tag no vlog Redemunhando e gostei tanto que falei pra Nati: “ah, mas eu quero fazer no LA também!”

Vou listar 16 livros que estão na minha meta de leitura para este ano:

1- Ensaio sobre a cegueira, José Saramago:

Eu nunca tinha lido nada do escritor português, e este era o título que mais me chamava a atenção da obra dele. Na verdade, já o peguei na biblioteca, então, com certeza cumprirei a meta!

2- Mrs. Dalloway, Virginia Wolf:

Já está bonitinho na estante! Esse ano vai! Muita vontade de mergulhar no mundo desta mulher tão incrível.

3- 1984, George Orwell:

Um daqueles clássicos que eu sempre quis ler, indispensáveis à minha formação como leitora. Esse ano, com certeza vou lê-lo.

4- Em Busca de Abrigo, Jojo Moyes:

Eu já comprei o livro, ele está bonitinho na minha estante, é só ler! Amo a Jojo e foi o primeiro livro dela publicado.

5- O Hobbit, J.R.R. Tolkien:

Já li O Senhor dos Anéis e tenho muita curiosidade de ler o episódio anterior à trilogia. Quem sabe esse ano eu também não termine O Silmarillion?

6- Os óculos de Heidegger:

Estou muito empolgada para ler essa história que se passa em um dos períodos históricos pelo qual eu mais me interesso, a II Guerra Mundial. Aqui, mostra como os nazistas encaravam a troca de cartas de seus prisioneiros. Certo dia, uma tarefa é passada pelo próprio Goebbels: responder a uma carta do filósofo Martin Heidegger para seu amigo e oculista Asher Englehardt, prisioneiro de Auschwitz.

( fonte: Google Books)

7- Fahrenheit 451, Ray Bradbury

Uma distopia que mostra como os livros e o conhecimento podem ser perigosos…

8- Brilhantes, Marcus Sakey

A premissa do livro, que promete ser o primeiro de uma trilogia, me seduziu na hora:

A partir de 1980, um por cento das crianças nascidas no mundo começou a apresentar sinais de inteligência avançada. Essa parcela da população, chamada de “brilhantes”, é vista com muita desconfiança pelo restante da humanidade, que teme a forma como esse dom pode ser usado.

Nick Cooper é um deles, um agente brilhante treinado para identificar e capturar terroristas superdotados. Seu último alvo está entre os mais perigosos que já enfrentou: o responsável pelo maior ataque terrorista dos últimos tempos, na bolsa de Nova York, que pretende começar uma guerra civil. Para capturá-lo, Cooper precisa se infiltrar em seu mundo e ir contra tudo em que acredita ( fonte: http://www.saraiva.com.br/brilhantes-vol-1-8889188.html)

collagem resenha 16 3

 

9- O Primo Basílio, Eça de Queirós

Dos clássicos que sempre são incríveis, não importa o tempo que passe, estou com vontade de adentrar no realismo que ataca a hipócrita burguesia lisboeta do século XIX.

10- Eternidade por um fio, Ken Follet

O gigantesco ( e caro) último volume da “trilogia do século” traz o destino dos personagens após a Segunda Guerra Mundial e também novos protagonistas que têm suas vidas pessoais perpassadas pela política.

11- O Físico, Noah Gordon

Narra a história de Rob Cole, que se torna aprendiz de médico em plena Europa do século XI, vivendo todo tipo de aventura, inclusive indo parar no Oriente para se aprofundar no seu ofício.

12- Quarup, Antônio Callado

Um livro maravilhoso ( sabe quando você se encanta por um livro na biblioteca, lê vários capítulos e não sabe por quê não o levou para casa e o terminou? Pois é.)

Contando as peripécias do padre Nando rumo ao autoconhecimento e aos conflitos no Xingu, é “considerado pela crítica uma das obras mais representativas do Brasil após a instauração do Regime Militar, “Quarup” retrata através seu protagonista Nando, o retrato de um país em conflito.” ( fonte: Guia do Estudante)

13- Objetos Cortantes, Gillian Flynn

Esta autora, ao lado da Jojo Moyes, foi uma das que mais me cativou nos últimos tempos. Porém, seus livros são tensos, com protagonistas femininas cheias de arestas e complexas. Neste, uma jornalista vai ter que encarar seus medos mais profundos para acompanhar o caso de uma garota desaparecida e de um assassinato.

14- O Constante Correr das Horas, Justin Go

Um rapaz americano descobre ser o possível herdeiro de uma enorme fortuna, caso comprove ser o neto de um alpinista inglês que morreu em 1924 ao tentar escalar o Everest. Intercalando a narração entre o passado ( com direito a um amor arrebatador entre dois jovens em plena I Guerra Mundial) e o presente, é uma narrativa que me deixou collagem resenha 16 2muito na expectativa.

15- Doutor Sono, Stephen King

Depois de ler O Iluminado e de ter adorado, claro que eu tenho que saber como o menino Danny cresceu lidando com seus poderes sobrenaturais. Já adulto, ele vai lidar com os problemas do passado além de ajudar uma garota a lidar com um poder igual ou até mesmo maior que o dele.

16- Crime e Castigo, Dostoiévski

Talvez o livro mais ambicioso da meta, mas sinto que é daqueles que não dá para passar a vida (ainda mais gostando tanto de literatura) sem ler. “Um dos maiores romances de todos os tempos, narra a história do estudante Raskólnikov, que, vendo-se na miséria, assassina uma velha usurária e não consegue livrar-se do peso do remorso.” ( fonte: http://www.saraiva.com.br/crime-e-castigo-col-leste-457800.html)

Ah, gostaria de dizer que estou participando da Book tour da antologia “Ridículas Cartas de Amor”:

banner ridículas cartas de amor

E, se você quiser, pode curtir a página do LA no Facebook:

https://www.facebook.com/Livro-Arb%C3%ADtrio-346927425478431/?fref=ts

Por último, vou fazer uma homenagem ao incrível David Bowie, um artista sem comparação que nos deixou ontem. Ele era um leitor voraz, em cujas músicas colocou diversas referências literárias, como esta, 1984, baseada justamente no livro homônimo de George Orwell:

Vá com Deus, Bowie. Você foi um dos gigantes!

7 comentários sobre “16 livros para ler em 2016!

  1. Eu não me atrevo a fazer uma meta de livros a serem lidos neste ano. Tentei ano passado e fracassei bonito. Já tentei ler Ensaio sobre a cegueira, mas o meu pendatismo gramatical não me deixou passar do primeiro capítulo. Eu simplesmente não consegui entender nada hahaha. Tô para ler Mrs. Dalloway este ano! ❤ Uma amiga me emprestou no começo do ano passado 1894, mas sempre esqueço de começar a ler :B (o que é ruim, porque é do marido dela e esses dias ele estava procurando hahaha). Admiro o que o Tolkien fez pela literatura fantástica, mas seus livros não são para mim. Ah, Brilhantes está na minha lista de desejos desde que fui a um evento da Record aqui e fizeram uma baita propaganda (aliás, vai ter filme e, pelo que o pessoal da editora falou, quem fará o personagem principal é o Jared Leto o/). Li O Primo Basílio ainda no colégio, acho que foi um dos primeiros livros obrigatórios para o vestibular que li. Lembro que gostei bastante, tava até pensando em reler. Um livro que quero ler do Stephen é Misery (pois não é de terror, então, é para mim haha). Acho que eu nunca suportaria ler algo do Dostoiévski, mas, talvez, eu esteja sendo preconceituosa. É que, pelas resenhas que leio, os assuntos dele parecem tão maçantes… Espero que leia tudo isso! Vou esperar as resenhas! 😀

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    Curtir

  2. Karlaaaaaaa! 😀
    Como já falei pra vc, amei a lista só pelo Ensaio sobre a cegueira (talvez meu livro favorito da vida!) e pelo 1984 (INCRÍVEL)!!!
    Virginia Woolf quero ler (tenho Orlando), mas acho que vai ficar para o outro ano…
    Sobre o Farenheit 451, acho que sou uma das poucas pessoas que se decepcionou com ele… mas acho que talvez eu tenha lido as distopias clássicas na ordem errada (li 1984, depois Admirável mundo novo, depois Farenheit 451), e 1984 acabou se tornando meu favorito de cara. Aí minhas expectativas para os outros estavam nas alturas! (Minha ordem de gostar é: 1984 >>> Admirável mundo novo >>> Farenheit 451. Acho que deveria ter lido na ordem contrária…) Pra mim, Farenheit 451 é uma ótima ideia, mas não teve uma execução tão boa… anyways, espero que vc goste! 😀
    Acabei de comprar O físico, bora ler mais pra frente?!?!
    Beijooooooo, amei as metas!!!
    Nati

    Curtir

Deixe um comentário

