Meus escritores favoritos

machado

Como ontem foi dia do escritor, hoje acho muito justo que o LA mostre para vocês alguns dos escritores de que eu mais gosto e que mudaram minha vida:

Machado de Assis: um nome que causa medo em qualquer aluno no Ensino Médio, ele foi o maior escritor brasileiro na sua época e creio que permanece indiscutível até hoje. Creio que o fato de não serem escritas em um português atual faz com que os alunos temam encarar obras como Memórias Póstumas de Brás Cubas, mas a verdade é que é mais “fácil” que ler um José de Alencar, às vezes ( e eu gosto de vários livros do Alencar também, gente). Mas a fase realista de Machado, com seus livros essenciais e seus contos, permeados por ironia, crítica humana e temas universais me marcaram muito, tanto academicamente como pessoalmente. Machado é incrível!

Livro preferido dele: apesar de adorar o já citado Memórias Póstumas de Brás Cubas, eu devo confessar que tenho uma fascinação eterna por Dom Casmurro.

dom casmurro 1

pessoa2Fernando Pessoa: ler qualquer poema do Pessoa é uma experiência de transcendência rsrs. Fernando Pessoa virou um mito, outro cânone que muita gente teme ler por achar difícil. Besteira. Merece ser lido em qualquer fase da vida, pela estilística única, os heterônimos ( eu me identifico mais com o Álvaro de Campos), e toda a reflexão sobre a vida que nunca perdem a validade.

Poema preferido dele: Tabacaria

                                                                   

 J.K. Rowling: #DivaSupremaDoUniverso! Considero-me fã da escocesa desde a primeira vezjkrowling que li Harry Potter e mais, quando li a sua história de vida. Joanne é guerreira, gente boa, doce, lutou contra mil obstáculos e, através de uma obra que definiu a minha geração e está cravada na cultura pop, ela nos ensinou coisas boas e que eu, particularmente, trago para a vida. Gosto também da forma sempre criativa de ela descrever pessoas e lugares, sempre atraindo para um ponto bem característico, e de como ela constrói cenas tensas e sequências longas.

Livro preferido dela: Harry Potter e a Ordem da Fênix ( eu tinha que escolher só um, né, mas amo a saga inteira!)

HARRY_POTTER_E_A_ORDEM_DA_FENIX_1343593292P

neilNeil Gaiman: toda vez que leio algo do Gaiman fico besta com a forma como ele mistura o real e a mais pura fantasia de forma adulta, cool e surpreendente. Aliás, é como se o real virasse uma louca fantasia, mas sempre mantendo a conexão com o palpável. Enfim, ele me ganhou!

Livro preferido dele: Os Filhos de Anansi, o primeiro dele que li rsrs.

FILHOS_DE_ANANSI_1231269848B

jorge-amadoJorge Amado: tudo começou quando precisei ler quase todos os livros do autor baiano para um projeto da faculdade. Já tinha lido dois antes, mas daí tive que mergulhar na obra e em todos os estudos sobre ela e me apaixonei. Jorge é amado por louvar sua terra, por levar o calor daqui para os quatro cantos do mundo e por ter um olhar sempre lírico sobre aqueles que receberam ( e ainda recebem) tão pouco da vida.

Livro preferido dele: gosto pra caramba de Terras do Sem Fim e de outros, mas Capitães da Areia é muito especial 😀

capitaes-da-areia

ericoveríssimoErico Veríssimo: ele dizia ser um simples “contador de histórias”, mas de que mais um escritor precisa para ganhar o coração dos leitores além de saber nos contar uma história tão bem da qual nunca vamos esquecer? Erico é um grande narrador, seus personagens são marcantes, a escrita flui ( você nem vê o tempo correr, vai folheando as páginas sem perceber) e os lugares são descritos com perfeição. Por muitas vezes senti estar no Rio Grande do Sul graças a ele ❤

Livro preferido dele: dessa vez, não tenho como desempatar: Olhai os lírios do campo e Ana Terra me marcaram de forma tão única que não tem como escolher só um!

olhai os lírios do campoAna-Terra-1

6 comentários sobre “Meus escritores favoritos

  1. Nossa todos os seus escritores favoritos estão na minha lista também… mas Fernando Pessoa é o meu Mestre ao desde os 13 anos e amei a faculdade inteira. Alberto Caeiro é um gênio ☺

    Curtir

  2. Oiiiiii Karla!!!!!
    Curti muito saber quem são seus escritores favoritos! 😀
    Machado de Assis é um clássico! Ele não chega a ser meu preferido, justamente pelo vocabulário e pelo estilo mesmo (acho meio monótonos), mas reconheço que ele é genial!!! As histórias são excelentes e ele as realiza com maestria. Só não é muito meu gosto mesmo… José de Alencar, eu já não gosto… 😦
    Fernando Pessoa (como vc bem disse, Álvaro de Campos) também é (são) ótimo(s)!!!!! AMOOO o poema “Tabacaria”, que vc citou!
    J. K. Rowling, a #divasupremadouniverso. Não tem nem o que dizer. Estou relendo toda a saga e viajando de novo. ❤ É muito amor por essa mulher.
    Gaiman ainda não li!
    Jorge Amado também é muito bom! Comecei a lê-lo só em 2013, por recomendação da minha mãe, e li "Capitães da areia" ❤ e "A morte e a morte de Quincas Berro Dágua"! Muitos bonssssssss!
    E Erico Veríssimo, preciso ler logo!!! Já até tenho em casa, mas como são vários volumes, rola uma preguiça!
    Beijão, adorei o post!
    Nati

    Curtir

  3. Oi, moça ❤

    Mas, gente, sabe que o Machado nunca me deu medo? Juro. Aliás, aprendi a gostar demais dele na época do vestibular! Dom Casmurro também é meu preferido! Ainda quero ler Helena, tô há meses só de olho no exemplar de lá da biblioteca. Quase cogitei comprar, pois a versão da L&PM é bem baratinha! Não sou muito fã dos poetas clássicos, porque quando os estudei não gostava nadinha de poesia, rs. Mas deve dizer que Tabacaria é mesmo lindo! *-* A única poetisa clássica que amo é a Cecília Meireles ❤ Amor eterno por Vaga Música! <333 Eu gosto muito de HP3 e HP6. Não saberia escolher um única livro dela. Já começou a ler a coleção policial dela? Eu ainda não terminei o primeiro… Há meses hahaha. Ainda preciso ler algo do Gaiman, não sei quando, rs. Ahhh, vô nem falar nada, cê sabe que eu amo Capitães <33 Nunca li os romances "pesados" do Veríssimo, mas gosto bastante de Olhais os lírios do campo, acho tão singelo, encantador e sublime! *-*
    Adorei a lista, como sempre!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

