Resenha de A Mais Pura Verdade

a-mais-pura-verdadeOi!

Bem, assim como muitos blogueiros, também recebi da editora Novo Conceito um exemplar, na verdade, uma prévia, do romance infanto-juvenil A Mais Pura Verdade, de Dan Gemeinhart.

A leitura do livro é bastante fluida, creio que pelo fato de ele ser voltado para um público jovem. Mas, não se engane: escrita mais concisa e menos complexa não quer dizer que o livro não seja denso.

Ele conta a história de Mark, um garoto que está entrando na adolescência, adora escrever haicais e que decide fugir de casa, apenas acompanhado de seu cachorrinho Beau e de poucos pertences, como sua máquina fotográfica. O objetivo: escalar uma montanha, o Monte Rainer, que fora escalado pelo seu avô.

O que achei mais interessante nesta história é que Mark não diz logo de cara que tem câncer, e, ao que parece, terminal. Fica tudo subtendido, às vezes demonstrado aqui ou ali, mas o autor não perde o tom nenhum vez. Ele não subestima a capacidade do leitor em entender a dor e a doença de Mark, mas também não fica fazendo alarde ou cai em uma fórmula de sick-lit barato. Aliás, acho que A Mais Pura Verdade tem momentos de crueza e de sinceridade ao tratar de um tema tão delicado que me tocou mais que A Culpa é das Estrelas ( às vezes o pretensiosismo do John Green me dava uma canseira).

Outra coisa bacana no livro é que os capítulos alternam o ponto de vista de Mark e de sua família e de sua miga Jess, que fica em dúvida em dizer para a família o verdadeiro paradeiro do amigo.

Enfim, como era uma “amostra”, não sei que rumo leva a jornada de Mark e seu fiel cãozinho Beau rumo à montanha, mas desejo ler logo! 😀

a-mais-pura-verdade1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s