Garota Exemplar

garota-exemplar-poster

Garota Exemplar é o tipo de livro que te envolve aos poucos. No início, parece uma história apenas interessante, para depois se tornar também viciante. Não dá para largar, e eu juro que, com mais de mais de 400 páginas, com uma linguagem que não é rasa e com uma análise psicológica complexa, eu consegui terminar em menos de uma semana, mesmo em meio a um dia a dia corrido.

O livro se divide em três partes e a trama vai se revelando em camadas. Na primeira parte, acompanhamos, de forma garota exintercalada, as versões de Nick Dunne, o marido cuja esposa sumiu sem explicação no quinto aniversário de casamento, e de Amy, através de anotações do seu diário. Enquanto as palavras de Nick vão delineando o presente, as palavras de Amy vão nos contando o passado. Como se conheceram em Nova York, ele, jornalista, ela, formada em psicologia e elaboradora de testes para revistas. Há outro fato muito importante sobre ela: os pais se inspiraram nela para criar uma coleção de livros famosos por décadas, Amy Exemplar, o que traz certas consequências à personalidade da Amy “real”.

Garota Exemplar 02O retrato dos Dunne nos primeiros anos é daquele casal jovem, lindo, especial, disposto a sempre dar o melhor para a relação dar certo. Já nos dias atuais, a vida do casal era bem diferente. Estavam distantes um do outro, lidaram com desemprego, percas financeiras e tiveram que se mudar de NY para a terra natal de Nick, a cidadezinha de Carthage, no Missouri, para que eles pudessem cuidar da mãe doente dele.

O jogo de intercalar os pontos de vista dos protagonistas em épocas diferentes é incrível, porque, mesmo sem querer, o leitor cai na rede de tramas que é armada (e você só vai entender como caiu nesta rede ao iniciar a segunda parte do livro). A linguagem de Gillian Flynn é descritiva, mas sem ser chata; irônica, provocativa, com palavrões aparecendo sem pudores e cheia de diálogos reais. Aliás, o bom de Garota Exemplar é que é uma história que entretém e te faz refletir sobre a mídia e a sociedade em que vivemos, além, claro, do ponto que todos mais falam em relação a este livro: sua capacidade em dissecar as peculiaridades, as coisas boas, as ruins, as mesquinhezas de um relacionamento.                                                                                        garota-exemplar-destaque2

Claro que Garota Exemplar é um suspense que leva o quesito “surpreenda-me” que deve existir dentro de um casamento às últimas consequências, mas, mesmo quem nunca se casou (como é o meu caso) já se pegou nas situações representadas no livro. A sensação de que o amor está se esvaindo aos poucos, de que talvez você não conheça tanto assim a pessoa com quem divide sua vida e de que viver a dois requer mais esforço do que qualquer outra coisa aparecem de forma crua e verdadeira.

À medida que Nick segue as pistas da tradicional caça ao tesouro que ela sempre elabora nos aniversários de casamentos, vai se tornando de marido desesperado pela volta da esposa a potencial assassino dela. E é engraçado ver a falta de tato dele, aliado ao jeito comum, brilhantemente comum e cheio de arestas que a autora soube criar tão bem. Quanto à Amy, não dá para falar muito da personagem sem dar spoiler, mas dá para adiantar para quem ainda não leu a obra: a mulher é uma danada! Brilhante, disciplinada, detalhista e capaz de levar qualquer um ao ponto que ela queira.

Garota exemplar TIE IN portugues - capa FECHAMENTO.inddNo final, vemos que estar numa relação, não importa qual, não é fácil. O filme é ótimo também. Segue a mesma trama, com poucas diferenças em relação ao livro, atores escolhidos sob medida para os personagens ( e sou suspeita para falar, mas Ben Affleck, de quem sempre fui fã, foi a escolhida perfeita para ser o Nick). O grande trunfo para ninguém chiar quanto à adaptação é porque a roteirista dele é a própria Gillian Flynn, sendo que a direção cabe ao David Fincher, diretor de filmes como O Curioso Caso de Benjamin Button, Zodíaco, Clube da Luta e A Rede Social. Quando acabei de assisti-lo, o que me passou pela cabeça, além de que o filme foi muito bem feito, é a de que tanto a literatura atual como o cinema precisam de mais histórias bem arquitetadas como Garota Exemplar.



É uma época muito difícil para ser uma pessoa, apenas uma pessoa real, de verdade, em vez de uma coleção de traços de personalidade escolhidos de uma interminável máquina automática de personagens. E se todos nós estamos atuando, não pode existir algo como uma alma gêmea, porque não temos almas genuínas.

garota-exemplar-4

Anúncios

13 comentários sobre “Garota Exemplar

  1. Primeiro queria deixar claro que amei o seu blog e a sua resenha, estou encantado com tudo ❤
    Bom, agora sobre o livro. Ainda não li "Garota Exemplar", mas já assisti o filme e fiquei completamente encantado com a trama que me foi apresentada. É tudo muito envolvente e quando você percebe já está conectado com a história de uma maneira genuína.
    Não sei se lerei o livro um dia, pois, tenho receio que por já saber o final esse tipo de leitura se torne desinteressante (como foi o caso de alguns outros livros que já li nesse estilo depois de ter assistido a adaptação).
    Enfim, queria lhe parabenizar pelo trabalho e agradecer pela ótima resenha. Beijos :*

    Curtir

  2. Oi, Karla!
    Ainda quero ler esse livro! Minha avó até me ligou esses dias pra falar dele (porque ela lê muito jornal e adora ler resenhas críticas de filmes/livros). O que mais me atrai nessa história é o suspense. Confesso que adoro esse gênero, mas o autor tem que ser MUITO bom para me convencer a avançar na leitura.
    Como sempre, sou resenha está sensacional. Parabéns!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s