Resenha de “Lugar Nenhum”, de Neil Gaiman.

Oi, gente!

LUGAR_NENHUM_
“Dizer que ‘Lugar Nenhum’ é uma espécie de ‘Alice no País das Maravilhas’ com uma virada punk não faz justiça ao primeiro romance de Neil Gaiman, mas serve para definir seu tom. Gaiman é mestre na arte de criar e povoar mundos. Em Lugar Nenhum, ele consegue se superar”. ( Poppy Z. Brite)

Bem, eu sei que demorei muito a postar no meio deste mês, e detesto aparecer com desculpas… porém, como adoeci por uma semana com uma forte virose, mudei de emprego e estava atolada em planos de aula infindáveis, acho que mereço um desconto, né? A verdade é que, com a mudança de rotina, sinto que vai ser obrigatório eu me planejar para postar no blog com antecedência. Vamos à resenha?

O gênero fantasia é um dos meus favoritos. Adoro Harry Potter e Senhor dos Anéis, e acho que esta minha inclinação para aventuras e desventuras com personagens e lugares exóticos vem desde a minha infância, quando eu era fascinada pelo universo do desenho Caverna do Dragão. Quando li um livro do Neil Gaiman há uns anos (Os Filhos de Anansi), fiquei extasiada pela escrita do autor britânico: a trama com de elementos surreais, ágil, cheia de acidez divertida e o melhor: que não infantiliza o tema, que traz uma pegada adulta mesmo retratando situações “não-reais”, algo que, óbvio, só se pode esperar do autor de Sandman, um dos marcos das HQs, um verdadeiro clássico que revolucionou o gênero – e que é muito claro, eu vou ler!

O livro do escritor que tive o maior prazer em ler desta vez foi Lugar Nenhum, que originalmente o Gaiman escreveu para uma ser uma série da BBC, e acabou se tornando em seu primeiro romance. Narra como o pacato Richard Mayhew, que levava uma vida sem graça (trabalho, namorada chata, apartamento pequeno), de repente, ao ajudar uma garota machucada e caída no meio da rua, vê tudo mudar de uma hora para outra.

Após ajudar a garota desacordada, Door, estranhas coisas acontecem com Richard, que o levam para aquilo que se denomina de “Londres de baixo”, um lugar que só quem cai nas fendas da “Londres de cima” é capaz de conhecer. Sem querer, ele faz parte de uma caravana formada por Door, uma moça filha de uma rica e importante família deste mundo inferior, o marquês de Carabas, um dândi cheio de truques e malandragem e Hunter, a melhor caçadora de que já se teve notícias ali.

Personagens do livro
                                                                          Personagens do livro

Door perdeu a família de forma brutal e busca saber os motivos disso ter acontecido; para tal, é preciso fugir de dois assassinos de aluguel sanguinários (o senhor Vandemar e o senhor Croup). Quem tem como ajudá-la com isso é um anjo, Islington, que precisa de uma chave em troca deste favor que fará à garota. Achei incrível a forma como o escritor vai descrevendo Londres, seus pontos turísticos, as pontes, as estações do metrô, a história da cidade, não tem como não se sentir lá! A “Londres de baixo”, apesar de ser extremamente peculiar, guarda semelhanças com a de cima, mas tem um fator que a torna mais especial ainda: o Mercado, uma espécie de feira em que se vê de tudo e que acontece nos lugares mais improváveis.

Gostei bastante da história, que perto do fim dá uma virada espetacular e fica mais interessante ainda. A capacidade de nos prender às páginas do livro com uma linguagem fluida, com ricos detalhes e uma trama bem amarrada parece ser intrínseca ao Gaiman, e isso só me deu mais vontade de ler tudo o que ele já fez, fora o que já li, e continuar a ler o que ele lançar!

HQ-Lugar_Nenhum_pg051
“Lugar Nenhum” também se tornou história em quadrinhos, sendo adaptada por Mike Carey e desenhada por Glenn Fabry.
7 comentários sobre “Resenha de “Lugar Nenhum”, de Neil Gaiman.

  1. Esse Livro parece ser muito bom! Não li nada do Autor ainda, mas conhece algumas obras dele de título e resenhas que li, e as resnhas que eu li em grande maioria falam muito bem dos Livros dele! 😀
    Quero começar a ler por esse Livro, adorei a ideia da história e a sua resenha fez eu ficar muito curiosa para conhecer a escrita dele! ^^
    Adorei as imagens também, a HQ deve ser muito legal! ❤

    Beijos e até logo!
    As: Amanda Mello!

    Curtir

  2. Cada vez que vejo algum livro do Neil Gaiman tendo boa ou ruim recomendação já anoto em minha listinha. Li apenas O Oceano no Fim do Caminho e já fiquei louca para ler outro títulos, pois fiquei fascinada pela escrita e toda ideia que ele usou no livro.

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    Curtido por 1 pessoa

  3. Oi, Karla!
    Eu não sabia muito bem sobre o que era esse livro e confesso que a história me pareceu louca demais e não me convenceu. Acho que faltou a sua opinião sobre os personagens, pois sou dessas de me importar mais com os personagens do que com a história em si. Aprendi que são eles que “seguram” uma história e é sempre bom saber se eles são convincentes. Mas, como sempre, sua resenha está ótima!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    Curtir

Deixe um comentário

