Os Melhores de 2014!

ferrisbueller-gif

Oi, gente! Chegamos ao último post do LA do ano de 2014. Ano este, aliás, que é especial para nós, para mim  e para você que o lê, porque foi em 2014 que o Livro Arbítrio se concretizou e agora está aqui, “no ar”, conquistando seu espaço, me ajudando, deixando-me dividir minhas experiências com vocês e, enfim, expandindo horizontes.

Eu concebi esta última postagem como uma compilação de todas as coisas da cultura pop e claro, da literatura, que me marcaram de alguma forma. Listarei aqui livros, filmes, séries e músicas que foram bem a cara de 2014 para mim. Vamos lá?

LIVROS: 

livros de 2014

Bem, neste ano pude ler muito mais livros, em grande parte porque fiz uma cirurgia delicada no tornozelo que me obrigou a ficar durante 3 meses de molho, e eles foram a minha maior companhia. Os livros que mais me marcaram em 2014 não foram lançados neste ano, mas o que conta para mim é a data da leitura rsrsr.

Eleanor& Park  (resenha: https://livroarbitriodotco.wordpress.com/2014/10/23/eleanorpark/foi a coisa mais deliciosa que eu poderia ter lido! Me surpreendeu muito positivamente, e com certeza, está entre os que eu mais amei ler em 2014 . O vermelho e o Negro foi um dos maiores livros que li no ano e não é do tipo de leitura rápida, mas é um clássico bem amarrado, cuja linguagem e os personagens me ganharam por completo. Eu o lia principalmente nos longos momentos de fisioterapia… ( resenha aqui: https://livroarbitriodotco.wordpress.com/2014/10/01/o-vermelho-e-o-negro/).

A outra volta do parafuso foi a primeira grande incursão que fiz pelo gênero do terror/ sobrenatural e juro para vocês, me deixou com o coração disparado! Além do fator susto, também vale a pena ser lido pela linguagem e a construção soberbas de Henry James  (link da resenha: https://livroarbitriodotco.wordpress.com/2014/10/01/o-vermelho-e-o-negro/). O Oceano no fim do caminho, de Neil Gaiman, já estava na minha lista de leitura na virada do ano e eu fiquei muito satisfeita ao lê-lo finalmente. Traz uma trama com aquela marca registrada do autor britânico, uma mistura de fantasia, realidade e acidez que prendem o leitor (resenha aqui: https://livroarbitriodotco.wordpress.com/2014/10/01/o-vermelho-e-o-negro/). A Revolução dos bichos, de George Orwel, tanto pela metáfora com a vida real como porque foi o primeiro livro que resenhei para o blog também me marcou muito (resenha: https://livroarbitriodotco.wordpress.com/2014/08/04/a-revolucao-dos-bichos/).

Filmes: 

Não assisti a muitos filmes neste ano que mereçam destaque, aliás, eu sou do tipo que precisa se “forçar” a assistir 12 anos de escravidãomais. Neste ano, destaco o vencedor do Oscar de melhor filme, Doze anos de escravidão. Eu realmente me senti tocada pala história real de Solomon Northup, um negro livre, culto, violinista, nova-iorquino, que fora vendido como escravo para trabalhar nas lavouras de algodão no sul dos EUA.

Mas outro filme que também adorei, desta vez por ser uma comédia divertida e que me fez voltar à infância, foi  Uma aventura Lego. Frenético, cheio de referências à cultura pop,  visual e ações metalinguísticos, é muito, muito legal para assistir em família ou  com os amigos.

uma aventura lego

Séries: 

hodJá faz algum tempo que estou avançando mais no terrenos das séries. Nem me considero expert nem nada, mas já tem algumas que me cativaram muito de uns tempos para cá. Nesse ano, parei de assistir Glee (não via mais sentido em continuar vendo a história sem o Finn, gente :/ ). Porém, continuei assistindo à Hart of Dixie, cuja 3ª temporada acabou no meio do ano e, apesar de ter sido a menos legal da série até agora, deixou no ar esperança por dias melhores param quem shipa Zade ( Zoe e Wade). Outra que continuei vendo em 2014 foi Orphan Black, em que o talento de Tatiana Maslany é tão arrebatador na hora de viver trocentas personagens ao mesmo tempo que conseguiu segurar uma temporada que, na minha humilde opinião, não conseguiu ser tão genial como a primeira.

orphan black

Das que estrearam neste ano, me viciei completamente em The Knick. Eu sou supermedrosa com sangue e tal (e na série as cenas são bem fortes e realistas), mas ela vai além de só mostrar como eram “diferentes” os métodos da medicinano início do século XX. Comecei a assistir por mera curiosidade, porque soube que Eve Hewson, filha do Bono, estava nela, e daí a trama me cativou por completo. #Recomendo. Também comecei a assistir à The Leftovers, mas ainda não encerrei, e agora em dezembro tomei coragem e comecei a ver Downton Abbey (e já tô me viciando).

knick

Música: 

Como vocês já devem saber, eu sou alucinada por U2, e claro que este foi um grande ano para os fãs da banda. Apesar de amargar a derrota de Ordinary Love no Oscar, eles lançaram em fevereiro o single Invisible, e em setembro, em uma campanha inédita que irritou a muitos e que encantou a outros tantos, a banda lançou seu novo disco, Songs of Innocence, de graça no iTunes. Aliás, o CD simplesmente “surgiu” nas playlists das pessoas, e teve gente que curtiu e outras que não. Eu, como fã, adorei, né? O álbum tem músicas eletrizantes, como a faixa inicial, The Miracle ( of Joey Ramone):

Outra que decidiu lançar disco este ano foi a minha diva adorada Marina and the Diamonds. Na verdade, ela ainda está soltando música por música, mas eu já amo/ sou a balada Happy:

Pitty também lançou álbum novo em 2014  ( Sete Vidas), e eu adorei Serpente:

O Coldplay também lançou um CD redondinho, Ghost Stories, e tem como não amar Magic?

E o Skank, uma banda que amo desde, sei lá, sempre, que faz parte da minha vida rsrsr, lançou o Velocia e a linda Ela me deixou não desgrudou mais da minha cabeça:

Espero que vocês tenham gostado da minha lista! Alguma crítica, sugestão? Vamos trocar ideias! Muito obrigada por estarem aqui pelo LA, e que 2015 nos traga voos maiores! Bjus! Feliz ano novo!

11 comentários sobre “Os Melhores de 2014!

  1. Ok, vamos lá, vou tentar me organizar para não acabar com um comentário gigantesco, hehe.
    Já tinha “Eleanor & Park” e “O Oceano no Fim do Caminho” na minha lista de leitura, e li “A Revolução dos Bichos” no ensino médio, mas já adicionei os outros que você mencionou na minha lista de leitura também. Não li a resenha dos dois primeiros que mencionei, porque pretendo ler ainda esse mês, e aí quero manter uma certa surpresa, hehe. Mas, estando entre suas melhores leituras de 2014, acho que valerão a pena *-*
    Gosto muito de filmes e séries, mas ando com pouco tempo para os dois (para tudo, na verdade). Ainda não assisti ao “Doze Anos de Escravidão”, mas espero conseguir ler este ano, pois parece realmente muito bom. E, de séries, a única que eu realmente acompanho, semana a semana, faça chuva ou faça sol, é 2 Broke Girls, uma série de comédia. Estou “em dia” com umas quatro séries (e por “em dia” eu quero dizer “na temporada mais recente”), mas a única que acompanho fielmente no momento é essa mesma. Se achar tempo, quero voltar a ficar em dia com Criminal Minds, que eu amo.
    Eu amo, amo, AMO Marina and the Diamonds, e isso porque sou bem tranquila para música. Uma amiga me apresentou o “How to be a Heartbreaker” e, daí em diante, passamos a ouvir todas as músicas dela. Santa Marina dos Diamantes, as músicas são incríveis ❤
    Adorei o post da coletânea do ano, é legal ver tudo sintetizado em alguns parágrafos :3

    Curtir

    • Oi, Liah!!! Amei tds os seus comentários, tava sentindo sua falta por aqui! Espero realmente que vc os leia, são livros mto bons! Ah, e hj vou postar sobre a marina, que eu tb AMOOO demais, tomara que vc tb curta! Bjus e obrigada pelos comentários!

      Curtido por 1 pessoa

  2. Ótima leitura antes de dormir, parece que você estava conversando comigo, quase pude escutar a sua voz. Primeira vez que leio o blog e gostei bastante. Vou continuar conversando com você aqui, na distância!

    Curtir

  3. Oi! Ainda não tinha visto essa postagem! Achei muito original (até agora, não vi nenhuma TAG de final de ano que englobasse tudo isso!). Adorei saber que Eleanor & Park foi considerado um dos seus preferidos do ano! Certamente, também foi para mim! 😀

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    Curtir

  4. Olá!

    Adorei o post e o seu blog, Carla!
    Quanto ao post, só músicas, séries, filmes e livros maravilhosos. Neil Gaiman, Rainbow Rowell MARAVILHOSOS. Quanto ao Neil posso falar várias coisas, porém quanto a Rainbow, só o que me falam, não tive a oportunidade ainda de ler um livro dela.
    Quanto as músicas: MAGIC É DEMAIS, DE VERDADE!
    Um feliz 2015.

    Beijos literais,
    Luiz Henrique (Luke)
    instanteliteral.com

    Curtir

  5. Karla, adorei a retrospectiva! Também fiz uma, e mencionei o Livro Arbítrio, acho que vc vai gostar! 🙂
    Foi um ano de muitos bons livros, né? “Revolução dos bichos” é muito bom; já leu “1984”? Um dos melhores que já li (adoro distopias)!
    Também sou um zero à esquerda quando se trata de filmes e cinema, assisto muito pouco. Mas, coincidentemente, no início do ano fiz uma resenha do “Doze anos de escravidão”!!! Hahahaha! Dos filmes do Oscar 2014, adorei “O grande Gatsby” (vi depois de ler o livro, e achei muito bem adaptado!) e “Clube de compras Dallas”.
    E Skank é amor!
    Beijoooossss, um lindo 2015 para todos nós! 😀

    Curtir

    • Oi, Nati!!! Correndo pra ver sua resenha tb! 😀
      Não li 1984, é um dos que eu mais quero ler ano que vem,mas não gostei tanto da adaptação de O grande Gatsby, curto mais o livro. E eu AMOOO Skank!!! Feliz ano novo!!!! BJUSS

      Curtir

  6. Eleanor & Park é amor e to louca pra ler O oceano no fim do caminho. Quanto as músicas, eu terminei repetindo o álbum mais ouvido de 2013, o Riot on an empty street do Kings of Convenience, que eu adoro. Ouvi quase nada de novo esse ano =x
    Feliz ano novo pra tu, bonita! Até 2015. =*

    Curtir

    • Eleanor&Park é maravilhoso msm, e vc vai amar tb O Oceano…! Dá uma ouvidinha em algumas dessas músicas, ainda dá tempo rsrsrs
      Bjus, mto obrigada pelo carinho, e um ótimo ano novo para vc!

      Curtir

Deixe um comentário

