Resenha: Assassinato no Expresso do Oriente

Oi, gente! Desculpem a demora nas reviews, mas tive uma semana superdifícil, com direito à gripe para fechar com chave de ouro, masssss… estamos na luta!

Eu não sei por que não tinha lido antes nada da Agatha Christie. Uma lacuna enorme que eu deveria preencher, assassinato do expresso do orienteprincipalmente pela vastidão da obra da escritora, pela sua fama e porque eu chegava a indicar até mesmo pros outros (!). Estava mais que na hora de criar vergonha e ir atrás. Eis que me emprestaram e eu amei a edição especial que a Nova Fronteira tem feito de muitos livros dela, com capa linda e dura, esta aqui da foto ao lado.

Por coincidência, descobri que o livro que devorei nestes últimos dias, “O assassinato no expresso do Oriente” foi publicado há exatamente 80 anos.

Conta como Hercule Poirot, um detetive que é uma das personagens mais recorrentes na obra de Christie, está voltando para Londres da Síria e se envolve em um caso muito complexo ao pegar o Expresso do Oriente. Um homem rico e misterioso, um certo Ratchett, no meio do percurso é assassinado com 12 facadas e o trem fica preso em uma nevasca. Todos os passageiros do carro Istambul-Calais parecem ser inocentes, e cabe a Poirot desvendar um caso que parece indecifrável.

Rapidamente, o detetive descobre que Ratchett fora um assassino e sequestrador cruel, fugitivo dos EUA e que originalmente se chamava Cassetti. Há alguns anos, ele tinha se envolvido no bárbaro crime contra uma menininha, desfacelando toda a sua família. Isto ficou conhecido como “caso Armstrong”, e Poirot seguiu nesta pista e rastreou cada suspeito, descobrindo pontos obscuros até chegar à verdade.

Óbvio que não dá para descrever muito, pois a graça de histórias como essas residem justamente no mistério. Fazendo uma pesquisa, descobri que “Assassinato no Expresso do Oriente” foi um dos maiores sucessos da escritora, sendo adaptado várias vezes para Tv e cinema.

ASSASSINATO-NO-EXPRESSO-ORIENTE01

Eu vi esta página muito legal na internet e recomendo pra vocês lerem e saberem um pouco mais sobre o livro e a autora: http://jornalismojunior.com.br/sala33/agatha-christie-80-anos-de-o-assassinato-no-expresso-do-oriente/ . 😀

8 comentários sobre “Resenha: Assassinato no Expresso do Oriente

  1. Agatha Christie tem um quê emocional para mim, pois minha avó me deu TODA a coleção da Agatha que era dela… (atualmente, ela já faleceu…)
    Acabei doando vários, mas fiquei com alguns. A autora tem um certo “padrão” de narrativa, e às vezes me confundo com tantos personagens! Hahahahaha! Li poucos dela, mas dos que li, recomendo o sensacional “O caso dos dez negrinhos”, assassinatos “em série” que se passam numa ilha. Dizem que “O assassinato de Roger Ackroyd” é muito bom também, mas ainda não li.
    Beijos, muito boa a resenha!

    Curtir

    • Obrigada, Nati!
      Sua avó devia ser mto culta e sábia, visto que te deu essa coleção e vc tb é superinteligente! Vc é a segunda pessoa que me recomenda este livro, será com ctz, o próximo da Agatha que irei ler. Bjus!

      Curtir

  2. Oi Karla, adorei sua resenha…como não gostar, as histórias de Agatha Christie são sensacionais, já li diversas e tenho mais um monte na fila, sem dúvida é a minha autora preferida quando o assunto é suspense policial. Dos detetives presentes nas histórias da autora, Poirot é o meu preferido.

    Se for ler mais obras da autora aconselho ‘E não sobrou nenhum’ antigo ‘O caso dos dez negrinhos’, é a minha obra preferida dela até o momento.

    Beijokas da Quel ¬¬

    Curtir

  3. Não é à toa que ela é chamada de “Rainha do Crime”! Sem dúvida nenhuma, merece o título! Suas tamas prendem o leitor. Sou super fã da autora e viciada nas aventuras e mistérios de Poirot! Essa nova edição com capa dura está linda demais!
    E a série de TV “As aventuras do Detetive Poirot” (título original: Agatha Christie’s Poirot) é muito legal!
    Como sempre, ótima resenha, Karla!
    Beijos!

    Curtir

Deixe um comentário

